terça-feira, 10 de abril de 2012

IFCE: Novo catamarã orçado em R$ 100mil é construído sob a orientação de docentes do campus de Acaraú

Catamarã que está sendo construído em Acaraú

Docentes do campus de Acaraú estão coordenando a construção de um catamarã a vela. Esse é o segundo catamarã construído pelos professores do IFCE em Acaraú.  A embarcação é vedada em resina e fibra de vidro, técnica inovadora na região do Baixo Acaraú. Os trabalhos são coordenados pelo engenheiro naval Maurício Aguilar, professor do curso Técnico Subsequente em Construção Naval do campus. A construção da embarcação está orçada em R$ 100 mil e tem como maior financiador o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão do Governo Federal.

O primeiro barco foi construído com financiamento estadual do Projeto São José, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário. O barco foi entregue a comunidade do Assentamento de Maceió, em Itapipoca. Foi construído por sete carpinteiros navais das comunidades pesqueiras da Barrinha de Baixo e Lagoa da Volta, em Acaraú, sob orientação dos professores do IFCE, Toivi Masih e Maurício Aguilar.  

Além de Maurício Aguilar, outros quatro professores do IFCE, juntamente com dois carpinteiros navais contratados e alunos do curso Técnico Subsequente em Construção Naval do IFCE participam da construção desta nova embarcação desde julho do ano passado. A previsão é que o barco fique pronto até o final deste mês. A perspectiva é que a embarcação seja utilizada nas comunidades pesqueiras de Acaraú para a difusão de novas práticas pesqueiras, além de ser utilizado nas aulas da Instituição.

Professor Maurício Aguilar ressalta a importância da construção do barco catamarã com vedação em fibra de vidro, por meio de uma técnica inovadora na região. A ideia é disseminar essa técnica, “trazendo uma nova alternativa à pesca na região, que aumente a segurança do pescador e sua qualidade de vida”, defendeu. Além dos alunos, o barco deverá servir às comunidades pesqueiras de Acaraú.

Para o diretor-geral do campus de Acaraú, professor Amilton Nogueira de Vasconcelos, apoiador da iniciativa, que tem dado apoio logístico na execução do projeto, a construção do catamarã é fundamental para a região, uma vez que “apresenta técnicas inovadoras no Baixo Vale do Acaraú, por meio da transferência de conhecimento e tecnologia”, ressaltou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário