quinta-feira, 14 de março de 2013

Fim do "Pau de Arara" Morrinhos regulariza ônibus escolar

Os estudantes do município de Morrinhos, distante 208km de Fortaleza, já não se preocupam mais com o desconforto e insegurança na hora de ir para a escola. Isso porque o município reduziu a zero o número de caminhões pau de arara que faziam o transporte escolar. Hoje, a frota conta com 14 veículos, que beneficiam 1.500 estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Em Morrinhos, todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio são transportados em veículos adequados. Mudança ocorreu a partir de 2009

O município foi o primeiro no Ceará a abolir a utilização desse meio de transporte inseguro e desconfortável, ainda em 2012. A situação começou a mudar em 2009, na gestão do prefeito Jerônimo Neto Brandão. Na época, a educação era um dos setores mais prejudicados. "Quando assumi a Prefeitura, começamos a fazer uma reforma geral, e mesmo o município sendo historicamente muito pobre, muita coisa foi feita e melhorada e a educação foi um dos setores que tivemos muito cuidado", disse o prefeito, que está em seu segundo mandato.

Nesse tempo, alguns estudantes, oriundos de localidades distantes, tinham que andar muito tempo até chegar ao caminhão pau de arara que utilizariam. Agora, a realidade é outra. Os estudantes de todas as localidades de Morrinhos são levados em ônibus equipados especialmente para esse tipo de transporte. Para a compra dos ônibus foram investidas verbas dos governos municipal e Federal, através do Programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Para a secretária de Educação do município na última gestão e atual assessora da mesma pasta, Vera Vasconcelos, essa ação foi fruto de planejamento. "Em 2009, começamos esse trabalho de organizar toda a educação municipal e, aos poucos, fomos deixando em ordem todo o setor. Uma grande preocupação era o transporte escolar precário. Com o passar do tempo, fomos adquirindo ônibus escolares com a ajuda do FNDE. No final da gestão, em 2012, já não possuíamos nenhum aluno da rede transportado em caminhões pau de arara".

Nos últimos anos, o município também deu um grande salto nesse setor e passou da posição 179º em 2008 para o 16º lugar do índice Spaece-Alfa em 2009. O Spaece avalia as competências e habilidades dos alunos dos ensinos Fundamental e Médio. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.

Para alcançar esse resultado, de acordo com a secretária, foi feito um trabalho de conscientização e sensibilização sobre a importância da educação para o desenvolvimento do município.

Durante os últimos dois mandatos, a cidade ainda aderiu a diversos programas e projetos que ajudaram a alavancar a educação de Morrinhos. Entre eles, estão o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); o Programa Nacional de Transporte Escolar; Programa Caminho da Escola; Pro Infância; Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); Programa de Apoio as Reformas Sociais (Proares); Formação Continuada da Educação Infantil, em Leitura; e Produção de Texto na Alfabetização, entre outros projetos.


Fonte: Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário