quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Inaugurado primeiro Centro Integrado de Tecnologias no Curu


A Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) inaugurou-se nesse  (29) o primeiro Centro Integrado de Tecnologias (CIT) no Médio Curu, na Comunidade de Sítio do Meio, em Pentecoste. O Centro é uma ação do projeto Rede de Jovens Empreendedores Rurais apoiado pelo Programa Oi Novos Brasis, do Instituto Oi Futuro. Ao todo, serão cinco centros implantados nas comunidades rurais.
O projeto Rede de Jovens Empreendedores Rurais tem como público, jovens do meio rural com idade entre 16 e 29 anos, residentes nos municípios do Médio Curu (Pentecoste, Apuiarés, General Sampaio e Tejuçuoca), que desejam empreender ou empreendem na região. E possibilita aos jovens o acesso às Tecnologias de Informações e Comunicação (TIC’s), através da implantação de cinco Centros Integrados de Tecnologias (CIT’s).
As atividades do projeto incluem o acesso às TICs, através dos centros e a participação dos jovens na plataforma Conectando Jovens Rurais, uma rede virtual que será lançada, internacionalmente, com o apoio do Changemakers da Ashoka, instituição parceira da Adel. Na plataforma, os jovens terão seus próprios perfis e vão poder trocar ideias com jovens rurais de outros países e possíveis investidores dos seus empreendimentos.

PIONEIRO
O Centro Integrado de Tecnologias (CIT) da comunidade de Sítio do Meio, a 14 km da sede do município de Pentecoste, será o primeiro a ser inaugurado. Trinta e cinco jovens da comunidade participam do projeto e até o momento não tinham acesso à internet. Alguns já participam de outros projetos desenvolvidos pela Adel e têm seus próprios empreendimentos. Mas a maioria tem apenas o sonho de seguir o exemplo do jovem Neto Ribeiro, 29 anos, que reside na comunidade e empreende na área de avicultura.

Com a mãe e seus dois irmãos mais novos, Neto migrou para Fortaleza em um ano de forte seca. Em 2010, voltou para a comunidade para participar do Programa Jovem Empreendedor Rural, desenvolvido pela Adel e decidiu criar uma criação de aves caipiras. O sucesso do seu empreendimento já lhe rendeu o retorno da mãe e os irmãos para a comunidade e o 2º prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário em 2012.
Para Neto, fazer este caminho de volta à comunidade foi um dos melhores acontecimentos de sua vida. Ele havia passado boa parte da infância em Fortaleza e até 2008 trabalhava na área têxtil. “No meu último trabalho na indústria têxtil, a dona da empresa falou: ‘Meu filho, você precisa se encontrar’. Eu me encontrei aqui. Hoje, tenho minha renda e toda a minha família vive disso”, conta.

FORMAÇÃO
Histórias como a de Neto e de outros jovens da região serão sempre apresentadas para os jovens dos Centros Integrados de Tecnologias (CIT’s), a fim de motivá-los a acreditarem que é possível ter êxito em suas ideias. Os CIT’s serão um espaço de formação e troca de experiências tanto presenciais quanto virtuais.
“Queremos, através do acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação, valorizar e divulgar as histórias de jovens empreendedores que, com o seu trabalho estão dando uma nova cara ao sertão, ao mesmo tempo em que estaremos possibilitando aos jovens a interação e a criação de soluções criativas entre eles”, diz Wagner Gomes, um dos fundadores e diretor executivo da Adel, organização premiada várias vezes por suas ações na área de empreendedorismo e desenvolvimento local.


Fonte:  O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário