quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012


AL-CE: Educadores sociais de Acaraú lançam exposição de mapeamentos culturais do brincar




Logo mais às 15h, acontece no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará a certificação da quarta turma dos educadores sociais do Programa O Ceará Cresce Brincando (CCB), realizado pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) e coordenado pela Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE). 

Os 80 educadores, dos municípios de AcaraúAlto Santo, Aracati, Acopiara, Barbalha, Caridade, Carnaubal, Cascavel, Crateús, Croatá, Deputado Irapuan Pinheiro, Forquilha, Guaiuba, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Iguatu, Itapiúna, Iracema, Massapê e Pacoti participam desde outubro de 2011 de encontros mensais, que totalizaram uma carga horária de 220 horas/aulas. Eles agora retornam aos seus municípios com a função de propagar a importância da cultura do brincar e do esporte educacional por meio de atividades lúdicas e criativas, que envolvam a criança, sua família e sua comunidade, favorecendo, assim, um encontro intergeracional em torno do brincar.
Durante o dia da certificação, os educadores irão expor os mapeamentos culturais do brincar,que foram construídos durante a formação. Os municípios possuem um rico patrimônio cultural que, muitas vezes, fica subutilizado. O objetivo do mapeamento é justamente identificar esses mestres de cultura, artesãos, espaços e datas festivas que podem ser agregados, para juntos formarem um movimento cultural do brincar no município. Os trabalhos, marcados pelo colorido e pela criatividade dos educadores, estarão expostos na entrada do Plenário 13 de Maio.
A última etapa da formação acontece entre os dias 13 e 16 de fevereiro, sendo finalizada com a certificação do dia 16. Gandhi Piorski, pesquisador do universo lúdico e parceiro do Programa O Ceará Cresce Brincando desde o seu início, em 2007, irá levar os educadores até Vila Lagedo, na zona rural de Maranguape. Lá, vai apresentar um projeto desenvolvido por ele, que trata sobre as brincadeiras de quintal e a sua importância para o desenvolvimento infantil. Tâmara Bezerra, contadora de histórias, irá contar e encantar histórias com a oficina “Encontando” e, por fim, Valmir Cimino, fundador da Associação Viva e Deixe Viver (SP), que treina voluntários para se tornarem contadores de histórias em hospitais para crianças e adolescentes, apresentará seu trabalho terapêutico por meio da leitura, da brincadeira e do bom humor de seus voluntários.
O Programa O Ceará Cresce Brincando conta com o apoio da Companhia Energética do Ceará (Coelce) e do Instituto Stela Naspolini (ISN).

SERVIÇO
O que: Certificação dos Educadores Sociais do Programa O Ceará Cresce Brincando e Exposição dos Mapeamentos Culturais do Brincar
Quando: 16 de fevereiro de 2012, às 15h
Onde: Assembleia Legislativa - Av. Desembargador Moreira, 2807 – Dionísio Torres

Mais informações:
Bárbara Janiques (Assessoria de Comunicação CCB) | (85) 9912.0243
Emanuelle Lobo (Assessoria de Comunicação CCB) | (85) 8747.7192
Rui Aguiar (UNICEF) | (85) 9928.0031

Fonte: Portal da Aprece,BLOG DO ERASMO ANDRADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário