terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

TECNOLOGIA: Nokia anuncia smartphone com câmera de 41 Megapixels!

Responda rápido: qual a resolução típica de uma câmera atual em um smartphone? 5 MP é a média, com 8 MP nos modelos “top” (como o Galaxy S II, RAZR e iPhone 4S). Foi por isso que a a Nokia surpreendeu nesta segunda-feira ao anunciar durante o Mobile World Congress 2012, feira de telecomunicações que acontece em Barcelona entre os dias 27 de Fevereiro e 1 de Março, um aparelho com câmera de 41 (!!) MP. É o Nokia 808 PureView.
O aparelho é baseado em um processador de 1.3 GHz com 512 MB de RAM, uma tela de 4” com resolução de 640x360 pixels e o sistema operacional Nokia Belle (antigamente chamado Symbian Belle). O módulo da câmera, na traseira do aparelho, usa óptica Carl-Zeiss, como é de praxe nos aparelhos High-End da Nokia. Como é de se esperar, com um sensor de 41 MP ele não é muito pequeno, o que explica a “corcova”. Ainda assim, na parte mais grossa são 1,4 cm de espessura, com peso total de 170 gramas.

Mas pra quê tantos pixels? Segundo a Nokia, são duas possibilidades: é possível “comprimir” uma imagem de 41 MP para 2, 3, 5 ou 8 MP, coletando 7 “pixels” de informação para cada pixel na tela (técnica chamada de oversampling), o que resulta em imagens com um nível de detalhe superior, excelente contraste e ótima nitidez. Ou então “exagerar” e gravar uma imagem bruta de 38 MP, que depois pode ser livremente recortada, reenquadrada e redimensionada para expor detalhes que antes não estavam visíveis, e gerar impressões em grande formato.
Além das fotos o 808 PureView grava vídeo em Full HD com zoom real de 4x sem perda na qualidade de imagem. Também é possível gravar som com qualidade de CD, e a tecnologia Dolby Headphone simula som surround a partir de uma fonte estéreo. E, claro, como todo Nokia ele também faz e recebe chamadas, navega na internet (via Wi-Fi ou 3G), tem GPS com Nokia Maps e pode ser conectado à TV com um cabo HDMI. O aparelho tem 16 GB de memória interna, e aceita cartões microSD de até 32 GB cada.
O Nokia 808 PureView deve chegar às lojas no exterior em Maio deste ano, com preço estimado em cerca de US$ 600. Ainda não há informações sobre o lançamento no Brasil, mas ele é provável: Algumas das imagens de demonstração do aparelho foram feitas no Rio de Janeiro.


Fonte: Portal UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário