terça-feira, 6 de março de 2012

ACARAÚ: Escola Estadual do Distrito de Aranaú realiza parceria com o SISAR

O SISAR (Sistema Integrado de Saneamento Rural) de Aranaú em Acaraú, está trabalhando o Projeto Mais Vida, cujo objetivo principal é a Promoção de Saúde, por meio de ações que favoreçam a mesma, como palestras educativas com profissionais voluntários de diferentes entidades, que tenham o interesse de ser parceiros.

Nesta quinta-feira, aconteceu a primeira palestra, na EEFM Manoel João de Araújo, onde o público-alvo foram os moradores da rua São João, uma vez que a missão do projeto também é resgatar, os associados da associação da água para as reuniões. 




A reunião teve início com a palavra do professor Sebastião Dimas da EEFM Maria Conceição de Araújo, abrindo o momento e apresentando a pessoa que iria conduzir a discussão.

A palestra foi ministrada por Maria Elisângela de Sousa, Especialista em Educação Comunitária em Saúde, professora da EEFM Maria Conceição de Araújo/Aranaú em Acaraú

O tema enfatizado, foi as doenças veiculadas pela água, focando a dengue e sua problemática, dando um alerta para a comunidade, dos cuidados que devemos ter, para evitar.

Foram mostradas fotos de locais na sede deAranaú, onde o perigo da geração de focos do mosquito Aedes aegypti, é bastante propício.

É importante salientar que a problemática do lixo neste distrito é algo gritante, problema de saúde pública mesmo. A moradora Laurita Nascimento, destacou a preocupação que tem com a quantidade de lixo presente nos bueiros, mostrando-se indignada com a indiferença do poder público.

A palestra foi fechada com a seguinte mensagem: é importante que a população cobre dos órgãos competentes, as devidas providencias, para aquilo que é problema de todos, e dever do estado, pois saúde é um completo estado físico, mental e social. 

Fica portanto aí registrado o apelo da população de Aranaú em Acaraú, a secretaria de infraestrutura, meio ambiente e de saúde, para terem um olhar diferenciado para este distrito no tocante a saúde, nas variáveis lixo, coleta de lixo e qualidade no atendimento aos usuários da saúde no PSF/Aranaú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário