Nesta quinta-feira, aconteceu a primeira palestra, na EEFM Manoel João de Araújo, onde o público-alvo foram os moradores da rua São João, uma vez que a missão do projeto também é resgatar, os associados da associação da água para as reuniões.
A reunião teve início com a palavra do professor Sebastião Dimas da EEFM Maria Conceição de Araújo, abrindo o momento e apresentando a pessoa que iria conduzir a discussão.
A palestra foi ministrada por Maria Elisângela de Sousa, Especialista em Educação Comunitária em Saúde, professora da EEFM Maria Conceição de Araújo/Aranaú em Acaraú.
O tema enfatizado, foi as doenças veiculadas pela água, focando a dengue e sua problemática, dando um alerta para a comunidade, dos cuidados que devemos ter, para evitar.
Foram mostradas fotos de locais na sede deAranaú, onde o perigo da geração de focos do mosquito Aedes aegypti, é bastante propício.
É importante salientar que a problemática do lixo neste distrito é algo gritante, problema de saúde pública mesmo. A moradora Laurita Nascimento, destacou a preocupação que tem com a quantidade de lixo presente nos bueiros, mostrando-se indignada com a indiferença do poder público.
A palestra foi fechada com a seguinte mensagem: é importante que a população cobre dos órgãos competentes, as devidas providencias, para aquilo que é problema de todos, e dever do estado, pois saúde é um completo estado físico, mental e social.
Fica portanto aí registrado o apelo da população de Aranaú em Acaraú, a secretaria de infraestrutura, meio ambiente e de saúde, para terem um olhar diferenciado para este distrito no tocante a saúde, nas variáveis lixo, coleta de lixo e qualidade no atendimento aos usuários da saúde no PSF/Aranaú.
Nenhum comentário:
Postar um comentário