quinta-feira, 17 de maio de 2012

“A internet muda a vida de muitas pessoas”, afirma professor



O brasileiro passa, em média, 30 horas conectado

No Dia Mundial da Internet, comemorado nesta quinta-feira (17 de maio), o Portal Jangadeiro Online preparou uma reportagem especial sobre o surgimento dessa rede e a importância no cotidiano dos usuários.

Quem já conseguiu imaginar o mundo sem internet?
 Já imaginou fazer uma pesquisa ou entrar em contato com um amigo sem ela? Na verdade, essa era uma realidade nem tão antiga assim.
“Hoje a internet faz parte da vida de tantas pessoas que todo dia é dia da internet. Quem é mais antigo lembra como era difícil acessar a internet no passado (década de 90)”, desabafa o Jornalista e Editor de Mídias Sociais do Sistema Jangadeiro, Emilio Moreno.
Mais do que um simples meio de comunicação, a internet é uma forma prática de buscar e compartilhar informações, notícias, mensagens, fotos, dentre outros. De acordo com dados do Norton Cybercrime Report 2011, o brasileiro passa, em média, 30 horas conectado, número superior ao global, que é de 24 horas.
O coordenador de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC), Riverson Rios, dá um breve significado da importância da conexão: “A internet muda, diariamente, a vida de muitas pessoas. A rede nos proporciona desde o acesso mais fácil às informações até a colaboração dos internautas na geração de conteúdo”.

Histórico
A rede mundial de computadores começou na década de 90, por meio de uma linha telefônica. Ela surgiu em plena Guerra Fria e seria usada para fins militares. Atualmente, conta com mais de dois bilhões de usuários.
A popularização dos celulares e tablets contribuiu para o aumento do acesso e do número de compartilhamento dos conteúdos online. Vários serviços podem ser realizados por meio de um clique, como comprar roupas, eletrônicos, comida, garantir o ingresso do cinema, marcar uma consulta no médico e fazer transações bancárias sem sair da frente da tela do computador.

Redes sociais
As redes redes sociais cresceram no Brasil a partir de 2006, com o surgimento do Orkut. Em 2012, o Facebook e o Twitter são as preferidas dos usuários. “Essa maneira rápida, facilitada e que tão popularmente vem conquistando as pessoas no Brasil só é possível graças aos avanços da internet”, explica Emilio Moreno.
No entanto, o jornalista afirma que internet não é um território sem lei. “Engana-se quem pensa isso. Da mesma forma não se pode calar movimentos naturais na rede. O exemplo disso veio com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao reconhecer, por exemplo, que não pode fiscalizar o Twitter, no que diz respeito às manifestações de propaganda eleitoral nas redes sociais.”

Sites de compras coletivas
Desde 2010, um novo serviço vem se tornando febre no mundo da Internet. Conhecidos como sites de compras coletivas, eles fazem a intermediação entre consumidores e empresas. Estes sites conseguem negociar descontos para a venda de grande quantidade de produtos e serviços. Os consumidores compram cupons com 50% de desconto ou até mais.

Fonte: JangadeiroOnline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário